Na saída do bosque, o visitante encontra a placa com a pergunta singela: “O que você quer ser quando crescer?”. A resposta, “Gentil!”, foi inspirada no livro O menino, a toupeira, a raposa e o cavalo, do artista e escritor britânico Charlie Mackesy, que traz diálogos sensíveis e profundos sobre amizade, bondade e vulnerabilidade.
É uma provocação suave, quase infantil, mas que toca fundo, especialmente num mundo onde a gentileza tem se tornado rara.
A placa também contém uma imagem que remete à famosa escultura de Mackesy, The Return of the Prodigal (O Retorno do Filho Pródigo), criada em 2005. Localizada no caminho que leva à igreja Holy Trinity Brompton (HTB), em Londres, a obra em bronze e concreto representa o abraço do pai ao filho pródigo que retorna arrependido. É um símbolo universal do perdão, do amor incondicional e da reconciliação, ecoando o coração da parábola bíblica.
Ao colocar essa referência junto da frase sobre gentileza, o bosque cria uma ligação poderosa entre a delicadeza do gesto humano e o abraço divino que acolhe sem reservas. Afinal, ser gentil é antecipar, em pequenas atitudes, o grande abraço do Pai que sempre espera por nós — e que, quando nos encontra, faz festa.
Assim, o visitante termina o percurso do bosque convidado a refletir: no fim de tudo, mais importante do que status, conquistas ou acúmulos, está o coração disposto a perdoar, a acolher e a tratar o outro com delicadeza.
Tv. Champagnat – Centro
São Bento do Sul – SC
89280-393
(47) 3633-5057
psec20@diocesejoinville.com.br
Chave PIX: pfin20@diocesejoinville.com.br