História do Bosque

Medalha e Cruz de São Bento

A Medalha de São Bento é um sacramental profundamente enraizado na tradição cristã, especialmente dentro da espiritualidade beneditina, usada por católicos, ortodoxos, anglicanos e luteranos.

Ela consiste em um objeto físico que manifesta a fé e serve como meio de invocar proteção divina, sobretudo contra tentações e influências do mal, sendo tradicionalmente carregada no corpo, no carro ou colocada em casas e ambientes de trabalho.

De um dos lados da medalha, aparece a imagem de São Bento de Núrsia, fundador da Ordem dos Beneditinos, segurando uma cruz em uma mão e o livro da Regra monástica na outra. Também podem ser vistos símbolos que relembram os milagres atribuídos ao santo, como o cálice envenenado que se quebrou e o corvo que levou um pão envenenado.

Ao redor dessa figura, inscreve-se uma invocação em latim: “Eius in obitu nostro praesentia muniamur!” (Que sejamos fortalecidos por sua presença na hora da nossa morte).

No verso, destaca-se uma cruz com letras nas hastes e ao redor. As abreviações “CSPB” significam “Crux Sancti Patris Benedicti” (Cruz do Santo Padre Bento); “CSSML – NDSMD” formam a oração: “Crux sacra sit mihi lux! Non draco sit mihi dux!” (Que a Cruz Sagrada seja minha luz! Que o dragão nunca seja meu guia!); e ainda “VRSNSMV – SMQLIVB” correspondem ao famoso exorcismo “Vade retro Satana!”, cujo trecho é:
Vade retro Satana! Numquam suade mihi vana. Sunt mala quae libas. Ipse venena bibas!

A origem desse sacramental remonta a abadia beneditina na Baviera, onde, no século XVII, teria sido redescoberto um manuscrito medieval contendo tais inscrições, que, segundo relatos, protegiam o local de bruxaria e influências do demônio.

Mais tarde, no século XVIII, a medalha foi aprovada pelo Papa Bento XIV (em 1741–1742), que reconheceu seu uso devocional e concedeu-lhe indulgências.

Além de ser símbolo de defesa espiritual, a Medalha de São Bento é também considerada remédio contra males físicos, preservação da saúde e afastamento de forças negativas como inveja, mal‑olhado e mal‑fortuna.

Seu uso encoraja uma postura de confiança na proteção de Deus e intercessão de São Bento, reforçando a fé por meio de palavras sagradas gravadas num pequeno objeto que se torna uma presença constante na vida do fiel.

Tv. Champagnat – Centro
São Bento do Sul – SC
89280-393

(47) 3633-5057
psec20@diocesejoinville.com.br

Chave PIX: pfin20@diocesejoinville.com.br

Nossas redes sociais

Desenvolvido por ZGB Marketing e Comunicação