Como Tudo Começou

História do Monumento a São Bento

O Monumento a São Bento, que está na entrada do Bosque, foi idealizado para marcar os 150 anos da fundação do município de São Bento do Sul (SC) e homenagear o padroeiro que dá nome à cidade.

A proposta nasceu do pároco Pe. Luciano José Toller, SCJ, que, no segundo ano à frente da Paróquia Puríssimo Coração de Maria, decidiu criar um espaço devocional especial para celebrar esse marco histórico. Para isso, convidou a arquiteta Manoela Baratti Osmaniri, que desenvolveu o projeto arquitetônico do monumento.

A imagem de São Bento, com quatro metros de altura, tornou-se o elemento central. Ela foi talhada em madeira por artesãos locais, a tradicional família Serafim, ressaltando o desejo da paróquia de valorizar a identidade cultural e o trabalho manual que tanto marcam a história da cidade, especialmente ligada à indústria moveleira. O revestimento feito pela Cimentec Artefatos de Cimento Ltda., e a pintura final ficou a cargo da artista Aline Inês Oliskovicz Lang, resultando em uma obra que une fé, arte e o talento de profissionais de São Bento do Sul.

À frente do monumento, encontra-se a Medalha de São Bento, reforçando o caráter espiritual do local e convidando os visitantes à oração. O monumento foi inaugurado em 16 de setembro de 2023, tornando-se não apenas um ponto de devoção, mas também parte do roteiro religioso da cidade. Cercado por placas com a oração de São Bento em português, alemão, polonês, italiano e latim, o monumento se tornou um símbolo da fé multicultural que ajudou a construir São Bento do Sul, integrando história, religiosidade e a própria identidade do município.

Tv. Champagnat – Centro
São Bento do Sul – SC
89280-393

(47) 3633-5057
psec20@diocesejoinville.com.br

Chave PIX: pfin20@diocesejoinville.com.br

Nossas redes sociais

Desenvolvido por ZGB Marketing e Comunicação